CEEFM “DOM UNGARELLI”
Pinheiro-MA
Gestora Geral: Maria Francisca Soares Monteiro
Gestora Pedagógica: Marildete de Jesus Moreira cordeiro
Coordenadora da Com-vida na escola: Maria Ribamar Oliveira.
PROJETO
TEMA: Os 5 “R”. (Refletir / Recusar / Reduzir / Reutilizar / Reciclar).
OBJETIVO GERAL:
Praticar e promover os 5 Rs a fim de minimizar os problemas causadores de impactos ambientais.
JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que o planeta enfrenta muitos problemas ambientais e que, a maioria deles, é causada pela ação do homem. Sabe-se, também, que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
Desta vez a Escola Dom Ungarelli adotou um trabalho pautado na reflexão, teoria e prática, envolvendo toda a comunidade escolar, especialmente os alunos.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossa geração e das novas gerações com responsabilidade e sustentabilidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Refletir sobre os processos de produção e descarte do lixo.
*Recusar produtos que causam danos ao meio ambiente e à saúde.
*Reduzir o consumo e a geração de lixo.
*Estabelecer diferença entre reciclar e reutilizar.
*Reutilizar sempre que possível, como as embalagens de garrafas pet, vidros de maionese, de massa de tomate, etc.
*Reciclar o lixo sempre que possível, transformando os livros velhos, garrafas pet e outros materiais, em trabalhos artísticos, peças decorativas e utilitários.
*Produzir textos e músicas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
*Refletir sobre as atitudes diárias e suas conseqüências para o ambiente e para a nossa vida.
METODOLOGIA:
As atividades serão divididas em momentos de reflexão, que acontecerá após estudos e discussões em sala de aula, pesquisas e análises de dados, e observação da realidade local; e as oficinas que acontecerão na escola no contra-turno, para confecção de objetos, utilizando materiais que iriam para o lixo.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
MESES ATIVIDADES | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ | |
Reunião para escolha do tema. | X | |||||
Pesquisa bibliográfica sobre os 5 “R”. | X | |||||
Leitura de textos: análise, discussão e reflexão. | X | X | ||||
Produções (músicas, frases, textos). | X | X | X | |||
Coleta seletiva do lixo. | X | X | X | X | ||
Oficinas de reciclagem: garrafas, vidros, jornais, livros usados, papelão, retalhos de pano, sobras de E V A etc. | X | X | X | X | ||
Encerramento | Caminhada da escola até o centro da cidade. | X | ||||
Exposição dos trabalhos das oficinas. | ||||||
RECURSOS:
*Textos sobre problemas ambientais/ Revistas e jornais.
*Músicas
*Computador/data show
*Vídeos / Câmeras fotográficas
*Tesoura/Cola/Pistola de cola quente
*Embalagens de garrafas pet, vidros, papel, livros velhos, tampinhas, rolos do papel alumínio, latinhas, papelão.
AVALIAÇÃO:
Espera-se que durante o desenvolvimento das atividades aja...
*** mudança de comportamento dos discentes na comunidade escolar e no meio em que vivem, voltado para a sustentabilidade.
*** envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos estudados.
*** participação ativa nas oficinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário