quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PROJETO COM-VIDA: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

CEEFM “DOM UNGARELLI”
Pinheiro-MA
Gestora Geral: Maria Francisca Soares Monteiro
Gestora Pedagógica: Marildete de Jesus Moreira cordeiro
Coordenadora da Com-vida na escola: Maria Ribamar Oliveira.



    PROJETO



                          TEMA: Os 5 “R”. (Refletir / Recusar / Reduzir / Reutilizar / Reciclar).



OBJETIVO GERAL: 
                    Praticar e promover os 5 Rs a fim de minimizar os problemas causadores de impactos ambientais.

JUSTIFICATIVA:
                  Sabe-se que o planeta enfrenta muitos problemas ambientais e que, a maioria deles, é causada pela ação do homem. Sabe-se, também, que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
                   Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
                    Desta vez a Escola Dom Ungarelli adotou um trabalho pautado na reflexão, teoria e prática, envolvendo toda a comunidade escolar, especialmente os alunos.
                    A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
                      Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossa geração e das novas gerações com responsabilidade  e sustentabilidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Refletir sobre os processos de produção e descarte do lixo.
*Recusar produtos que causam danos ao meio ambiente e à saúde.
*Reduzir o consumo e a geração de lixo.
*Estabelecer diferença entre reciclar e reutilizar.
*Reutilizar sempre que possível, como as embalagens de  garrafas pet, vidros de maionese, de massa de tomate, etc.
*Reciclar  o lixo sempre que possível, transformando os livros velhos,  garrafas pet  e outros materiais,  em trabalhos artísticos, peças decorativas e utilitários.
*Produzir textos e  músicas  utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
*Refletir sobre as atitudes diárias e suas conseqüências para o ambiente e para a nossa vida.

METODOLOGIA:
                        As atividades serão divididas em momentos de reflexão, que acontecerá após estudos e discussões em sala de aula, pesquisas e análises de dados, e observação da realidade local; e as oficinas que acontecerão na escola no contra-turno, para confecção de objetos, utilizando materiais que iriam para o lixo.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

                   MESES
ATIVIDADES

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ
Reunião para escolha do tema.
X




Pesquisa bibliográfica sobre os 5 “R”.

X



Leitura de textos: análise, discussão e reflexão.

X
X


Produções (músicas, frases, textos).

X
X
X

Coleta seletiva do lixo.

X
X
X
X
Oficinas de reciclagem: garrafas, vidros, jornais, livros usados, papelão, retalhos de pano, sobras de E V A etc.


X

X

X

X


Encerramento
Caminhada da escola até o centro da cidade.






X




Exposição dos trabalhos das oficinas.










RECURSOS:
*Textos sobre problemas ambientais/ Revistas e jornais.
*Músicas
*Computador/data show
*Vídeos / Câmeras fotográficas
*Tesoura/Cola/Pistola de cola quente
*Embalagens de garrafas pet, vidros, papel, livros velhos, tampinhas, rolos do papel alumínio, latinhas, papelão.

AVALIAÇÃO:
Espera-se que durante o desenvolvimento das atividades aja...
*** mudança de comportamento dos discentes na comunidade escolar e no meio em que vivem, voltado para a sustentabilidade.
*** envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos estudados.
*** participação ativa nas oficinas.

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário