segunda-feira, 3 de junho de 2013

HISTÓRICO DO CE DOM UNGARELLI



              Inaugurado em 31/07/84, o Centro de Ensino de 2º. Grau Dom Ungarelli foi construído por iniciativa do Pinheirense Antônio Carlos Beckman, então secretário de Educação do Estado do Maranhão, do governo João Castelo.
            O educandário recebeu o nome Dom Ungarelli em homenagem ao bispo Dom Afonso Maria Ungarelli, grande incentivador da educação em Pinheiro.
            Como primeira escola de Ensino Médio do município, pertencente à rede oficial de ensino do estado, a escola Dom Ungarelli iniciou suas atividades com apenas duas turmas do curso de Educação Geral, funcionando no turno Noturno, com 47 alunos matriculados, tendo como diretora a Profa. Deny Reis Leite , auxiliada pelas vice-diretoras Maria Aparecida Pinheiro e Mariana Abreu Paiva, além da Secretária, Profa. Alnir Lima Soares (in memorian) e da supervisora, Dra. Clair Alves da Rocha.
            Com uma estrutura física envolvendo 14 salas de aula – hoje já são 16 salas, biblioteca, Laboratório de Ciências, sala dos professores, entre outras dependências, além de um excelente quadro de professores, logo a escola ganhou o reconhecimento da comunidade local, pela qualidade da educação oferecida à sua clientela.
            Durante os anos de 1985 e 1986, também funcionaram duas turmas no turno Vespertino. Devido à demanda que era pequena, já que os egressos do 1o. grau não viam grandes perspectivas de crescimento profissional imediato por meio do curso, decidiu-se encerrar o funcionamento das atividades da escola no período Vespertino.
            Em 1986, ano em que os alunos pioneiros colavam grau, o curso de Educação Geral foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, por meio da resolução 410/86.
            Em 1988, foi criada a Unidade Integrada Dom Ungarelli, com funcionamento no período diurno, oferecendo à comunidade local o Ensino Fundamental, tendo como diretora a Profa. Florisdelba Guterres, que permaneceu no cargo até 1994, sendo substituída pela Profa. Benedita Santos Melo, cuja administração se estendeu até o ano de 1997.
            Em 1990, a Profa. Deny Reis Leite aposentou-se, tendo assumido a direção o Prof. Manoel Luis Sousa que, vendo a iminência do fechamento do curso, apelou para a instalação de um curso profissionalizante na escola, sendo esta contemplada com o curso de Habilitação para o Magistério (1a. à 4a. séries), cujo funcionamento deu-se entre os anos de 1991 e 1997, possibilitando formação profissional a centenas de jovens da região.
            Manoel Luís fundou o Grêmio Estudantil Duque de Caxias. Na sua gestão, os alunos participaram do 1o. JEP’s e alcançaram o 3o. lugar nas competições. Além disso, foi realizada a construção da quadra de esportes.
            Em 1994, assume a direção o Prof. Nelson de Jesus Nogueira Nunes, que criou a bandeira e o escudo do colégio.
            Em 1995, após o início das atividades pedagógicas, o Prof. Nelson de Jesus Nogueira Nunes é substituído pela Assistente Social, Profa. Flor de Maria Silva, que conseguiu a pintura do muro e das dependências da Escola, bem como grades para as janelas do setor Administrativo.
            No período de 1996 a 1999, o Dom Ungarelli foi administrado pela  Profa. Lisieux Leite Guterres. sendo substituída pelo Prof. Manoel Luís Sousa, que geriu a escola durante o ano de 1999, sendo substituído em 2000, pelo professor Algenir dos Santos Ferreira.
            Em 2001, assume interinamente a Direção Geral da escola a Profa. Maria Francisca Soares Monteiro, ficando nessa situação até abril de 2005, quando se torna titular da direção geral do educandário.
          Entre outubro de 2007  e maio de 2009 a direção geral foi do Professor  Valdemir Sodré Viegas e vice diretora Antonia Epifania Martins Bezerra.
            Em junho de 2009, retorna para a Direção Geral a Pedagoga Professora Maria Francisca Soares Monteiro, que continua.
           Hoje a Escola está sob a direção geral da Prof. Maria Francisca Soares Monteiro,            tendo como gestora Pedagógica  Marildete de Jesus Moreira Cordeiro.
           Em 2003, a escola passou  por  uma reforma na estrutura física, o que propiciou um ambiente mais favorável ao desenvolvimento do processo educativo.
            Em 2011, a escola ofereceu o Ensino Fundamental (6a. à 8a. séries) e o Ensino Médio (1a. à 3a. séries), contando com um contingente de  alunos 1.850 , na sede, distribuídos nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno, além de contar com mais quatro anexos, situados nos povoados  Pacas e  Bom Viver, e nos municípios de Presidente Sarney e Pedro do Rosário.
            Nos últimos anos, a escola tem desenvolvido uma proposta pedagógica voltada à formação plena dos educandos, incentivando, por exemplo, a prática de esportes e desencadeamento de projetos de ensino.
Atualmente a escola atende só o Ensino Médio, de 1ª a 3ª Série, tendo como Gestora a Profª Maria Francisca Soares Monteiro e como supervisora Marildete de Jesus Moreira Cordeiro.

2 comentários:

  1. Tive a honra de ter sido o primeiro aluno a me matricular neste colégio, e também ter sido o primeiro a sair aprovado pois precisei mudar de estado. Tempos e turma maravilhosa.

    ResponderExcluir